Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"RACISMO e COTAS RACIAIS "

No dia de ontem, tive a imensa satisfação de participar de um debate sobre racismo.Na bancada do programa Buscando Soluções (TVBE), estavam presentes além de mim e do próprio apresentador do programa Evandro Argentom, Dona Conceição e Sr. Pereira , ícones da luta contra o racismo e fundadores do NIS ( Núcleo de Inclusão Social). Debater sobre racismo, sempre gera uma polêmica muito grande. É natural que diferentes opiniões surjam referentes a este tema, porém o que não se pode admitir são questionamentos do tipo: “Ainda existe racismo no Brasil?” É tão claro quanto a escuridão da noite, que no Brasil e no mundo ainda presenciamos comportamentos racistas em diferentes setores e segmentos sociais. Porém, para este momento quero me deter a questão de cotas raciais nas universidades, assunto este tão polêmico e que divide opiniões principalmente na esfera acadêmica. Coloco-me favorável as cotas raciais nas universidades não porque não acredito na capacidade do povo negro. Este discurso está ultrapassado. É comum quando abordamos este tema, percebermos que muitas pessoas se restringem a este pensamento: “Ué? Mas os negros não têm a mesma capacidade que os brancos?” Sim! Eles têm. Porém não tiveram as mesmas condições de desenvolvimento econômico e social ao longo do tempo e da história. Elenquemos os fatos:

a) A vinda dos negros para o Brasil, foi uma vinda forçada. Os mesmos foram capturados, vendidos e trazidos para o país. Muitos deles eram separados de suas famílias exatamente para que estes não possuíssem qualquer vínculo afetivo que pudesse desviá-los do trabalho. Muitos morreram nos navios negreiros. Ora assassinados, ora de fome, ora doentes, ora depressivos…

b) Posteriormente 388 anos de escravidão, surge uma lei abolicionista assinada por Princesa Isabel. Agora os negros eram livres! Essa afirmativa é uma grande mentira, pois em sua maioria estes negros nada tinham. Eram dependentes de seus “donos” para comer e para dormir. Sendo assim, muitos passaram o resto de suas vidas ainda atrelados a condição de escravos em função da sobrevivência.

c) Poucos anos depois da assinatura da lei abolicionista, criou-se uma lei onde todos aqueles que fossem pegos nas ruas, ociosos, sem trabalho e sem moradia, eram presos e obrigados a prestar serviços para o Império. Ora! Quem exatamente eram estas pessoas que vagavam pelas ruas, sem ter o que comer, sem ter aonde dormir e sem raízes familiares fixadas ? Eram brancos? Com certeza não. Eram os negros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário